sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sobre as Pesquisas no Google - Parte 2

As Googlebombs

Hoje iremos falar sobre as Google Bombs. Mas, afinal, o que é isso? É o que temos quando há vários links a uma determinada página usando o mesmo texto âncora. Então, quando se pesquisa por esse texto, a tal página aparece em primeiro lugar. Normalmente, é uma forma de se zombar de algo, ou mesmo de protestar contra algo. O termo Google Bomb começou a ser discutido por Adam Mathes, que estava fazendo uma experiência. Vocês podem conferir no link abaixo:

http://uber.nu/2001/04/06/

O objetivo dessa experiência era fazer uma brincadeira com um amigo seu, chamado Andy Pressman. Então, ele convidou seus leitores a criarem um site contendo o termo Andy talentless hack Pressman, de modo que a expressão "talentless hack" tivesse um link para o site de seu amigo. Em pouco tempo, ao se pesquisar por "talentless hack", o primeiro resultado era aquele site, mesmo não ocorrendo nele nenhuma vez a expressão pesquisada.

Da mesma maneira, criaram também algumas Google Bombs no Brasil: ao digitar "déspota cachaceiro" no Google, o primeiro resultado era a biografia do presidente Lula. Também "vergonha nacional" retornava o site do Senado.

No caso de Preta Gil, a Google Bomb um pouco diferente. O que aconteceu foi que diversos usuários combinaram de postar imagens no seu site associando as tags "atriz gorda" e "preta gil". Por isso que quando se digita a primeira, o Google passou a sugerir que se experimentasse também a segunda. Isso foi feito também com as tags "barbeiragem" e "mulher no volante", bem como "crack" e "maconha", esta última criando um efeito particularmente cômico, porque ao pesquisar imagens de "crack" o Google recomendava "experimente também: maconha".

A vida curta das Google Bombs

Deve-se lembrar que o Google alterou seu algoritmo para não mostrar um resultado se o site não contiver as palavras-chave pesquisadas. É possível burlar essa restrição usando palavras que ocorrem no site (num contexto diferente).

Em pouco tempo, a maioria das Google Bombs acaba naturalmente perdendo seu efeito. Com um crescente número de sites falando sobre uma nova Google Bomb, logo as pesquisas acabam apontando para esses sites em vez do site-alvo original.

Por isso, Preta Gil não deveria se perocupar com os resultados no Google. Aliás, a coisa só piorou para ela na última semana. Antes, apesar de sugerir o seu nome quando se pesquisava "atriz gorda", não apareciam fotos dela, pelo menos na primeira página. Agora o Google não sugere mais o seu nome, mas a primeira página está repleta de fotos suas!

Por hoje é só. Espero que tenham gostado e até a próxima!