sábado, 20 de setembro de 2008

Baixando o Turbo Delphi Explorer

Olá para todos. Hoje eu vou mostrar como baixar o Turbo Delphi Explorer. Para quem não sabe, esta é a versão gratuita do Delphi. Mas é totalmente funcional e inclui características que mesmo as antigas versões "Standard" (que eram mais baratas, mas pagas) não possuíam. As restrições impostas são:
  • o programa não permite a instalação de mais de um produto na mesma máquina (por exemplo, Turbo Delphi Explorer e Turbo C++ Builder);
  • também não é possível instalar componentes de terceiros e plugins.
Mas não desanime, dá pra fazer qualquer coisa com os próprios recursos nativos do Delphi. Naturalmente, algumas tarefas são muito mais rápidas com ferramentas específicas. Você pode, contudo, usar componentes de terceiros se instanciá-los em tempo de execução (a desvantagem é que não ficam disponíveis visualmente em tempo de projeto), assunto que será tratado futuramente.
Bom, chega de conversa e vamos ao trabalho. Para baixar, entre no site cc.codegear.com/Free.aspx?id=24722 e clique em "Download Now" (simples, não?).

Contudo, antes de instalar o Delphi, você precisa instalar os Pré-Requisitos, que estão na mesma página, à direita ("English full prerequisite install").

Após baixar os arquivos, descompacte-os para qualquer pasta de sua preferência. Instale os Pré-Requisitos, um por um e depois instale o Turbo Delphi Explorer. Não se preocupe se você esqueceu algum Pré-Requisito; ao tentar instalar o Delphi, ele avisa se algo ainda estiver faltando.
Por enquanto é só. Na próxima postagem eu vou explicar com mais detalhes como instalar. Até...