segunda-feira, 24 de março de 2008

Senhas no Windows XP

Hoje eu vou falar sobre as senhas de usuário no Windows XP. Você cria uma conta com privilégios de administrador protegida por senha e esconde seus arquivos dos outros usuários, para manter a sua privacidade. De repente, você descobre que alguém trocou a sua senha ou até mesmo eliminou a sua conta! Voce fica se perguntando: "Como, se só eu tenho conta de administrador e só eu sei a senha?" Ou talvez só exista a sua conta, não existindo conta de usuário limitado nem de convidado. Como fizeram isso?

Infelizmente, é muito simples. Para alterar qualquer conta, inclusive de administrador, basta entrar no modo seguro (veja no final) e, na hora de fazer o login, entrar com o usuário "Administrador" (sem aspas). Pronto! Você tem aceso livre ao computador, sem ter digitado senha. Para alterar as configurações de uma conta, como a senha, é só usar o procedimento normal: Painel de Controle, Contas de Usuário, seleciona a conta desejada e clica em Alterar (ou criar) senha. Digite a senha antiga, depois a senha nova, confirme a senha nova e o estrago está feito!

Mas será que não tem nenhum jeito de evitar isso? Calma, tem sim. Com o Windows no modo seguro, é só criar uma senha para o usuário "Administrador". Aí acabou a festa. Pode ser que alguém arranje um jeitinho (principalmente se houver alguma conta de usuário limitado ou convidado), mas já dificulta bastante.

Para entrar no modo seguro, tecle F8 quando o Windows for carregar, ou seja, depois que o computador fizer a contagem da memória e verificar o(s) disco(s) rígido(s), mas antes de aparecer a mensagem que diz que o Windows está iniciando. O mais seguro é apertar várias vezes a tecla F8 até ele perguntar que tipo de inicialização desejamos. Aí é só escolher Modo seguro e na próxima tela teclar Enter.

Bem, por hoje é só. Espero que tenha sido útil para vocês. Qualquer dúvida, mandem um e-mail. Até a próxima!