quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Sobre o ActionList

Conforme prometido, vou dar mais detalhes sobre a Lista de Ações (ActionList), complementando o vídeo postado na semana passada. Através deste componente, associado a uma Lista de Imagens (ImageList), podemos agilizar a criação da barra de ferramentas.
Agora, mãos à obra: vamos criar uma nova Aplicação VCL. Com o nosso formulário na tela, o primeiro passo é adicionar os dois componentes (ActionList e ImageList). O primeiro pode ser encontrado na paleta Standard e o último na paleta Win32. Em seguida, procuramos a propriedade Images do ActionList, no Object Inspector e selecionamos no Menu drop-down o nome da nossa Lista de Imagens, como ilustra a figura a seguir.
Agora vamos dar um clique duplo no componente para inserir as ações. O primeiro botão do editor que abre nos dá duas opções: 1) Inserir uma nova ação e 2) Inserir uma nova ação padrão.
Aí é que está o segredo! Escolhendo esta última o Delphi nos permite adicionar as ações mais usadas em aplicações Windows, não sendo mais necessário "reinventar a roda". Por exemplo, na figura a seguir, vemos as opções comuns no Menu Editar. Assim, basta escolher as opções desejadas (você pode usar as teclas Shift e/ou Ctrl para selecionar várias opções de uma vez).
Naturalmente, será necessário adicionar um pouco de código para refinar o comportamento do nosso programa, mas o principal já está lá!
Agora, o mais interessante (pelo menos pra mim): as figuras! É importante que você tenha associado o ImageList ao ActionList antes de adicionar as ações. Se você der um clique duplo no componente ImageList, verá que ele agora ele contém as imagens padrão para as funções previamente selecionadas.
Adicione uma Barra de Ferramentas (ToolBar - paleta Win32) e ajuste a propriedade Images a fim de apontar para o ImageList. Agora insira os botões à barra (clicando com o botão direito); os botões automaticamente exibirão imagens predefinidas, mas nao terão nenhuma ação associada, além de estarem fora da ordem. Por isso, conforme adiciona os botões, é necessário configurar a propriedade Action de cada um para a ação desejada. A imagem do botão é automaticamente ajustada para a referente à sua ação.
Pronto! Aí está a sua barra de ferramentas. Como eu mencionei, são necessários alguns refinamentos para o programa ficar ok, o que vai depender de cada tipo de aplicação. Mas isso é assunto para outro dia...

Nenhum comentário: